segunda-feira, 18 de maio de 2015

Teorias: Yume Nikki (+ entrevista com o criador)

Essa é para você que jogou Yume Nikki e não entendeu nada.



**ATENÇÃO, SPOILERS PESADOS ADIANTE**

Aqui quem fala é Eyree, primeiramente agradeço a todos que me deram boas vindas.

Hoje trago a vocês , um jogo intrigante, e absolutamente bizarro.

Quem jogou Yume Nikki, já sabe o quão depressivo e incômodo um jogo pode ser e também quantos pesadelos pode trazer.
Mas o quê esse jogo significa afinal? Porque após horas sofridas de gameplay ainda não se pode chegar a nenhuma solução conclusiva, e o final nos mostra menos ainda.
Mas por quê Madotsuki se suicidou?
Por ser um jogo sem nenhum diálogo e com amplos cenários a serem explorados, várias teorias vieram á tona. Madotsuki é um transgênero? Madotsuki foi estuprada? Madotsuki matou seus amigos? Madotsuki está grávida?

Antes de irmos atrás das teorias tem algumas coisinhas que vocês precisam saber.

O quê é fato?

Madotsuki é, sem sombra de dúvida, uma hikikomori
"Hikikomori (引き篭り, lit. isolado em casa) é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens entre 15 a 39 anos que se retiram completamente da sociedade, evitando contato com outras pessoas." -Wikipédia.
* Yume Nikki só tem um final. (No qual ela se mata). E o outro final, que ela supostamente sai do quarto foi feito por fãs. 

* Ib não é um fangame de Yume Nikki, portanto, não façam ligações com os dois jogos.


TEORIAS~

I- Madotsuki é um transgênero/hermafrodita/ travesti.

Argumentos:

~Há quem diga que Madotsuki é um transgênero, um travesti, e/ou um hermafrodita pelo grande número de objetos e cenário no formato dos orgãos sexuais femininos e masculinos em todo o jogo. Isso mostra o fato de que ela tem os dois,que ela tenha trocado(ou queira trocar), ou que ela quer um dos dois.

~ Outro é pelo motivo de existirem vários armários simbolizando que ela quer sair do armário  tem dúvidas se quer se vestir de menino ou menina.

~Também poderia ser o motivo de ela não querer sair de casa,pelo fato da repressão da sociedade.

~Outra pegada forte dessa teoria é o fato dos dois banheiros nos mundos do grafite e dos blocos, no qual Madotsuki pode entrar nos dois. Seria uma dúvida? Ou seria um fato?


~ E por último a sala secreta do mundo dos números, onde Madotsuki (equipada com a faca) corta algo que se parece com  uma vagina. Simbolizando talvez o ódio que ela tem por não ser garota, ou talvez simulando a cirurgia que fez para trocar de sexo, como uma incisão. E dentro dessa porta tem o quê? Um monstro gigante que mais parece um pênis.


IIMadotsuki foi estuprada.

Argumentos:

~ No mundo dos números (no qual pode ter uma ligação com o ambiente escolar) podemos encontrar uma sala vigiada por um NPC. Ao matá-lo com o efeito faca, a porta é liberada e pode-se entrar nela, revelando uma sala cheia de outros NPCs que impedem a passagem de Madotsuki a menos que ela mate alguns para passar.

E ao chegar no final da sala existe um objeto azul preso ao solo no qual há o desenho de duas esferas com uma enorme protuberância em relevo na ponta, parecendo um pênis, e com isso pode-se concluir que Madotsuki pode ter sido estuprada por vários garotos da escola numa sala vigiada.

~ Outro ponto é que Madotsuki ao explorar o mundo da floresta passa por vários monstros flutuantes que parecem ovários.

~E não podemos esquecer da sala do shopping center onde está o efeito flauta, já reparou nos quadros da parede? Te lembra alguma coisa? Sim, sexo oral forçado.



IIIMadotsuki tem um caso com o professor de música.

Argumentos:
~ Na nave espacial branca que cai em marte encontramos Seccom Masada-Sensei. Um homem pálido, estrábico e todo vestido de preto. Ele toca uma música  bem agradável  na sala de controle, passando um ar de sere-nidade e simpatia. Na nave há uma mesa com duas cadeiras, prova-velmente para ele e para Madotsuki.

~ A nave é um local calmo, onde não existem NPCs (que talvez fossem garotas que implicassem com ela na escola).

~Seu professor (que passou a servir como um refúgio) dispõe um tempo só para ela, sem preocupações, onde ela pode relaxar e contar seus problemas a vontade.


~ Então ao entrar na porta a direita na nave, dá para ver uma cama, onde Madotsuki pode dormir. Ao fazer isso vemos uma curta cutscene onde Madotsuki acorda assustada com uma sirene alta e luzes vermelhas piscando.Então a nave cai.

~Na nave podemos perceber uma grande metáfora:
*Uma nave indo para o espaço: Uma fuga da realidade, ou seja, o professor buscava algo que não era aprovado pela sociedade, talvez a atração por suas alunas lhe desse vontade de tentar algo mais. E Madotsuki era uma garota que corria para os braços de Masada sempre que sofria na escola, lhe proporcionando conforto. Assim os dois apenas por alguns momentos se isolavam num mundo só deles, onde podiam fugir da repressão das pessoas.
*A sala de controle com a mesa e as duas cadeiras:Masada achava que seu relacionamento com Madotsuki estava totalmente sob controle e que ninguém iria descobrir. E  apesar de Madotsuki não ver nada de errado nos encontros dos dois, prometeu não contar nada para ter sempre o seu querido professor a disposição.

* A cama de Sensei e a queda em Marte: As investidas de Masada dão certo, Madotsuki vai para cama com ele, essa teoria diz que após ter abusado dela,o professor percebe que foi longe demais e surta, como se fosse um grande alerta vermelho. A nave começa a cair, Masada já perdeu o controle a muito tempo, e o mundo perfeito e isolado começa a cair por terra, dando aquela impressão de "colocar os pés no chão"  ou "cair a ficha".


~ Logo após esses eventos, diz-se que o professor foge para não assumir a culpa, mas acaba se envolvendo num acidente de trem e morre, o quê é mostrado num dos mundos ocultos de Yume Nikki (um trem quebrado e um monstro chorando ao lado representando a tristeza de Madotsuki) virando o rapaz morto no mundo da floresta.

~ No jogo, ao usar o efeito "gato" na sala de controle, Masada-sensei se aproxima lentamente, mas encostar nela não a machuca nem a transporta a lugar nenhum... Será um fetiche do professor?


IVMadotsuki sofria bullying na escola.

Argumentos:

~ Pode-se dizer que esta é a teoria menos "viagem na maionese" e a mais simples de ser entendida, por ser obviamente algo que vemos em nosso cotidiano. Madotsuki não sai de casa, pois não é aceita pelos colegas da escola.

~Pelos efeitos, é possivel perceber muito claramente os sentimentos de Madotsuki perante toda essa exclusão, estes a seguir:


Cabelo longo: Simboliza o desejo de Madotsuki de poder soltar o cabelo, sem riam dela.
Cabelo loiro: O desejo de ficar bonita (Esteriotipo de beleza ocidental).
Cabelo de cocô:  Talvez um apelido que tenham dado a ela.
Gorda:  A preocupação dela com o corpo, no intuito de não dar motivos para os bullies.
Pequena:  Se sentia pequena perto de outras garotas.
Bruxa:  Teria uma relação com a sensação dela de ser estranha e incompreendida.

~ Conhecem  a Poniko não é? Pois é. Muitos ficaram de boca aberta ao verem o quê acontecia ao desligar
e ligar várias vezes o interruptor...Sua bizarra metamorfose para Uboa, levou aos fãs a pensarem que Poniko era uma pessoa falsa, que caçoava de Madotsuki pelas costas. Prova-velmente Poniko fingia ser amiga de Madotsuki, por ser uma pessoa popular e querida pelos professores, portanto tratava-a bem, para não perder a simpatia pelos professores.

~O fato de Poniko ser uma garota loira de olhos azuis, pode ser traduzido como uma metáfora de que Madotsuki achava ela uma pessoa muito mais bonita e legal que ela.

~Poniko/Uboa vivem numa casinha num mundo cor de rosa com elementos alegres, como balões e chão de ladrilhos. simbolizando que Madotsuki achava que Poniko era uma garota feminina e que tinha uma vida perfeita. Mas isso pode ser um equívoco de nossa pequena protagonista, deixando a mostra o quão depressiva e inferior ela se sente.

~Madotsuki se mata, pois nunca seria aceita no mundo.


VMadotsuki matou seus colegas.

Argumentos:


~ Os grandes fãs de Yume Nikki denominaram Monoko e Monoe como irmãs. E de fato, se parecem bas-tante. É muito difícil dizer qual é a relação das duas com Madotsuki, mas vou colocar aqui a que eu achei mais interessante.

~ Nesta teoria Monoko e Monoe são irmãs e colegas da Madotsuki, e após um grave acidente de carro Monoko, a mais nova, morre dolorosamente e tem seu cadáver estendido no chão na frente de Madotsuki, que fica apa-vorada. E as maiores provas disto no jogo são que o efeito "sinaleiro" faz com que Monoko entre num estado de histeria com muitas mãos sobressalentes saindo do corpo de forma sinistra.

~ Monoe, por sua vez, faz uma cara de desprezo e repulsa ao interagir com Madotsuki, provavelmente porque Monoe suspeita que foi Madotsuki quem matou sua querida irmã.


~Madotsuki não aguenta a pressão de ser culpada de algo que ela não fez, e acaba matando Monoe num momento de desespero, e após isso, ela se tranca em seu quarto, sonhando constantemente com pesadelos distorcidos até que se mata se jogando da sacada.

~ Os toriningen  podem ser a personificação da angústia de Madotsuki, tanto que, quando alcançam Madotsuki, a teletransporta para um lugar sem saída, ou seja quando ela tem que encarar a realidade.

~ Uma coisa interessante é que os fãs acabaram por dar personalidades para as duas. Dando a impressão que Monoe é a irmã mais velha, madura, protetora e de ímpeto forte. E Monoko é a mais nova, inocente, gentil e tímida.




Entrevista~
Agora para vocês uma pequena entrevista que traduzi, com o criador de Yume Nikki, Kikiyama.


ATENÇÃO: Isso é uma "suposta" entrevista. Não é possível saber se ela é mesmo verdadeira. Mas muitos blogs e sites que pesquisei, afirma que é sim, legítima. Agora acreditar ou não vai de vocês.


-Como único desenvolvedor de Yume Nikki. Primeiro de tudo, por que criou esse jogo?

Kikiyama: Sou muito fascinado pelos sonhos, e isso tem sido assim desde que eu era jovem. Levando em conta meu interesse ímpar pelos jogos, queria combinar os dois.


-Como você começou a elaborar a estrutura do jogo? Por que você escolheu que ele fosse focado somente em exploração, ao invés de ser conduzido por um enredo?

Kikiyama: Quando estava certo de que a base do jogo teria o ponto de partida na exploração dos sonhos,comecei a elaborar diversos desenhos de níveis e idéias. Minha meta foi a de criar ferramentas que fossem originais e ao mesmo tempo que cativassem o jogador.Desenhei alguns esboços inspirados em sonhos que tive através dos anos, mas fiz o possível para que o jogo não se focasse em minhas experiências subconscientes. A respeito do gameplay, decidi omitir uma storyline pois sinto que é limitante para o jogador.Quis que a experiência fosse o mais sem sentido e inacabada o possível.Na minha opnião, isso reflete a natureza dos sonhos, sem estrutura e sem final concreto.


-Que aspectos o jogo tinha inicialmente em relação a música, gráficos, personagens e assim por diante?

Kikiyama: Eu comecei a produzir esboços simples de algumas áreas, temas visuais, personagens,monstros etc. Desde ali fui capaz de reproduzir essas idéias em um estilo gráfico simples de um jogo de aventura 2D. Minha composições, em termos de soundtrack, só refletem os desenhos das áreas em cada nível do jogo. Me esforcei em criar peças musicais que combinariam e amplificariam os níveis do jogo.


-Quão difícil foi fazer com que todos os elementos do jogo funcionassem? Conectando áreas para passagens ocultas, permitindo ao jogador interagir com com objetos, personagens e cenários, dependendo dos itens / habilidades que possui... Foi uma tarefa muito complicada?

Kikiyama: Sim, ele exigiu um alto grau de atenção e cuidado, na verdade. No entanto, considerando o meu interesse por isso, eu estava determinado a fazer as coisas direito. Para que o jogador participe mais, tem que haver certo sentido, mesmo se tratando de um jogo sobre sonhos. Enquanto a trama não foi no que me foquei, eu estava empenhado mesmo na organização do jogo. Minha tarefa foi difícil, mas não impossível. 


-Como você administrou o seu tempo trabalhando em Yume Nikki? Certamente você deve ter tido um tempo difícil desenvolvendo um projeto como este.

Kikiyama: Bem, naturalmente eu tive que alternar entre as minhas prioridades de trabalho, a minha vida pessoal, outras distrações, e desenvolvimento de jogos. De qualquer maneira eu passo muito tempo dentro de casa e raramente saio.Pode se dizer que eu sou tão alheio quanto a minha personagem. Pelo menos até certo ponto.


-Queremos perguntar algumas coisas sobre a personagem principal do jogo, Madotsuki, e outras questões do jogo. Para começar, onde teve a inspiração para desenhá-la?

Kikiyama: Madotsuki é baseada em uma namorada que eu tinha alguns anos que era muito isolada e introvertida. Um ano ou dois depois que terminei com ela, eu soube que ela havia cometido suicídio. Embora eu já não me sentisse tão emocionalmente ligado a ela como eu era, isso me comoveu e eu a escolhi como base para construir a personagem principal de Yume Nikki. Suas tendências reclusivas se encaixam bem com um jogo onde se viaja nos sonhos.


-Existem outros personagens com base na sua família ou amigos na vida real? 

Kikiyama: A maioria não. O homem do piano em Marte foi baseado em um professor de piano que eu tinha na infância, mas todo o resto veio da minha imaginação. Com exceção de algumas coisas.


-Bem, existem algumas criaturas absolutamente estranhas em Yume Nikki. Você poderia nos contar um pouco sobre Uboa, o monstro voador no deserto branco, ou algum outro? 

Kikiyama: Claro, Uboa é a forma alternativa de uma menina que é vista pela primeira vez com a aparência normal. Eu não gosto de falar muito sobre isso, mas a garota que eu gostava no ensino médio a é a base desse personagem, ou melhor, desses personagens. Esta menina costumava me tratar bem quando conversávamos, mas depois eu soube que ela tinha um profundo desprezo por mim, sabendo que eu gostava dela. Ela era de um grupo um pouco promíscuo e sentiu que eu não era digno dela, eu acho. Em essência, você poderia dizer que Uboa  é seu lado verdadeiro. O monstro voador no deserto branco era apenas uma idéia que me ocorreu, e foi tão inútil quando eu pensei, que só queria que ele aparecesse em circunstâncias estranhas. Quanto aos outros monstros, você deve ser um pouco mais específico.


-Bem, o que você pode nos dizer sobre o estranho monstro da escada, ou a imagem mostrada na porta após ele? E sobre o Toriningen, especificamente aqueles no deserto? E  todas as outras criaturas espalhadas pelos mundos de sonhos? 

Kikiyama: O monstro das escadas, e a maioria dos personagens perturbadores do jogo eram apenas idéias,e alguns foram baseados em pesadelos que tive. Os Toriningen, no entanto, representam algumas das pessoas que eu conhecia na minha infância, muitos deles me desprezavam e me excluíam. Geralmente eu não era bem-vindo em grupos sociais dentro e fora da escola, e minha incapacidade de se relacionar com outras pessoas me inspirou a criar Toriningen.



-Então você poderia dizer que esta exclusão vinda das pessoas, ajudou a criar esse sentimento ... isolado do jogo? 

Kikiyama: Sim, sem dúvida. 


-Por que você decidiu não incluir qualquer diálogo em Yume Nikki? 

Kikiyama: Eu não quero ser muito explícito no meu método de expressão. Eu gosto de deixar espaço para interpretação. O diálogo em alguns elementos do jogo provavelmente fariam os eventos muito óbvios ou pouco ambíguos, o que desprenderia o jogo ao tema dos sonhos. Quando você sonha, as coisas não são feitas ou explicadas, deve-se interpretar você mesmo, o quê, obviamente, pode ou não ser "certo" ou "errado". Não há respostas "certas" em sonhos.


-Você esteve muito escondido da comunidade de jogos ao longo dos anos, sem expressar opiniões pessoais, ou mesmo oferecendo aos jogadores outras idéias. Por quê? 

Kikiyama: Honestamente, eu sou uma pessoa muito reservada, e eu prefiro ser discreto sobre o que dizer e quando dizer. Ponto importante: o jogo já diz tudo por mim. 


-Ultimamente, você já tem tido planos para continuar ou expandir o projeto de Yume Nikki? 

Kikiyama: Sim, estou experimentando novas adições ao jogo e tentando jogar com outras idéias, vendo o que funciona e o que não funciona. Pode levar alguns anos para estar pronto e a próxima versão ser publicada. 


-Muito obrigado por ter tempo para responder às nossas perguntas e desejo-lhe sorte para os seus projetos futuros. 

Kikiyama: Obrigado.

Então gente... Desculpe a demora absurda pra postar... Vocês não sabem, mas eu sou desenhista e passei os últimos tempos preparando minha entrada para um concurso valendo um contrato com uma editora. Passei muito tempo preparando os roteiros e meu portifólio, então realmente não consegui postar, mas agora vou tentar tornar os meus posts mais frenquentes ok?

Não desistam de mim! Eu ainda vou conseguir manter um contato bem bacana com vocês!

3 comentários:

  1. Gente, essa publicação maravilhosa sem nenhum comentário ? :O
    Adorei, joguei ontem e hj com uma amiga e estava cheia de duvidas quando terminamos o jogo, amei saber sobre essas teorias <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, esse blog é um plágio de uma postagem do Zero Corpse. Olhe o Zero Corpse, é um blog muito bom que merece reconhecimento e fama, diferente desse que só plagia.

      Excluir
  2. Caramba. Se essa entrevista for verdadeira, então a teoria do bullying é a mais concreta, visto que a pessoa que criou passou por situações de bullying. Enquanto eu lia, pensei em algo: por que tantas teorias separadas? Poderia tudo ter acontecido de uma só vez. A Mado poderia sofrer bullying por ser trans, então acabou se envolvendo com o professor por sentir solidão, acabou sendo estuprada por ele, que foi embora. Ela pode ter surtado por um tempo, matado as colegas de classe dela e só assim se isolou de tudo e todo mundo.
    Adorei o seu blog.

    ResponderExcluir