segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tradução: Akemi Tan

Parece que eu voltei com uma tradução! Espero que gostem, pois eu gostei do jogo.



Akemi Tan (明美譚) é um jogo de terror e aventura grátis feito por Konakonakonakonakona no WOLF RPG Editor.

"A história do jogo é sobre uma vila que tem uma criatura sagrada conhecida por Rei, na qual toda semana alguém na vila tem que fazer uma oferenda para o tal Rei se manter pacífico. Um certo dia uma garota de 19 anos, suja, chamada Shimoko Shimoda foi fazer a oferenda e sentiu fome. A partir daí o Rei ficou furioso com a vila e... vocês verão."



Vou começar a falar logo do gráfico desse jogo. Para falar a verdade, não tem nada em inovador em relação ao cenário e os personagens, já que não são todos originais do jogo. Conseguimos achar até personagens conhecidos, como o David do The Crooked Man, mas isso é normal nesses jogos.

Sem querer falar muito da história, mas como tem casas como "mapa" é interessante falar que não tem nada que não vimos antes, pelo menos eu. Só falando um pouco disso: Geralmente os criadores japoneses usam certos sites, como se fossem um certo padrão. Ou seja, tem um site com os objetos dos mapas prontos e eles postam, quem quiser pegar só tem que colocar os créditos no final.


Já em relação aos desenhos do jogo, como os rotos dos personagens, imagem de game over, etc, eu gostei. Não é daqueles iguais e comum em jogos de RPG Maker/WOLF RPG Editor, são pessoais. Claro que vocês talvez não gostem e acham melhores os genéricos. Ainda nesse assunto, sobre o traço de quem desenhou bem, provavelmente algumas imagens foram trabalhadas em fotos, mas deixou com um bom efeito cabuloso.


Os sons do jogo, assim de como em relação aos gráficos, foram de sites e nada de muito novo. No entanto o autor soube passar o clima das situações e até mesmo de ambientes. Por exemplo, uma criatura tem uma música perturbadora e que... dói os ouvidos.

<spoiler>
No refúgio dos moradores tem uma certa música que passa uma tranquilidade, mesmo você sabendo que isso não vai durar ainda tem e quando começa a ficar tenso as coisas a música para.</spoiler>Ainda nesse assunto de mapas, o jogo tem mapas reais, na minha opinião. Não é daqueles jogos que não tem banheiro, ou não tem cozinha, por exemplo. Claro que vocês tem que considerar que acontece em uma vila no Japão, por isso não estranhe que a privada não fique junto com a banheira.


Se formos considerar todos os personagens que aparece, contando os figurantes são muitos, mas basicamente temos 3~5 personagens principais. Sem soltar spoilers da para dizer que é a Shimoko, Akemi e Ebiko, mas da para considerar mais dois o Yuuta e uma outra. Eu não quero colocar spoilers aqui, por isso só vou dizer isso em relação aos personagens.


Focando mais na história do game, realmente gostei dela. Muitas pessoas vão falar que é um clichê que não tem nada de novo, que é simples, etc. Mas na minha opinião a história foi um ponto forte, normalmente em jogos de RPG de terror a história costuma ser interessante.

[mini-spoiler]A história desse jogo te passa algo, faz você acreditar que tal coisa é certo e outra coisa é algo terrível. Conforme o jogo vai avançando você começa a juntar as coisas que foi achando e começa a entender até que os eventos do jogo parece mudar tudo de uma só vez. Fazendo você acreditar perceber que certa coisa não é tão boazinha assim e a outra não é realmente ruim. Fora que te deixa em várias dúvidas de quem é a pessoa burra.

Mesmo esse jogo não tendo muito diálogos já que a protagonista passa maior parte do tempo sozinha e somente mais no final que começa a ter mais diálogos, você começa a entender as coisas e começa a ter mais ódio ou mais amor para um determinado personagem.


Outra coisa que gostei bastante desse jogo, podemos dizer que a jogabilidade. Vocês talvez não vão prestar muita atenção nesse detalhe para avaliar o jogo, mas direi a minha opinião. Um jogo de WOLF RPG/MAKER talvez não tenha coisas muito diferentes, ainda mais depois que se joga muitos jogos do gênero. Mas esse tem certo detalhes diferentes.

Nesse jogo você precisa ir até o menu de itens e clicar nele para usar. Não é daquele tipo que você pode ficar correndo por aí, interagindo com tudo até conseguir usar algum item, você tem que pensar um pouco. Ok, eu sei isso não é nada.


Ai vamos nós, eu gostei foi de como batalhamos com os inimigos. Não são batalhas de jogos de RPG Maker, que é turnos ou sei lá. Aqui se segue o esquema de pegar o item no menu e usar. Não parece nada de mais falando assim, mas você tem que chegar perto do inimigo sem se machucar, ficar preso, etc, para usar o tal item. Isso as vezes te deixa desesperada.



----WALKTHROUGH---- 
INTRODUÇÃO #0

Depois de mostrar o criador do jogo, tente entrar no templo para mostrar um pequeno texto. Feito isso interaja com a mesa do lado das escadas. Agora vai em direção a onde você começou o jogo.


CASA DA SHIMOKO #1

*Save point: Cozinha (Quarto Direito - Corredor Vertical).

Quando conseguir andar vá até o Quarto da Shimoko (Quarto Inferior Esquerdo - Corredor Horizontal).

Saia do quarto e tente sair da casa pela a entrada. (Extremo Sul - Corredor Vertical). Feito isso vai para o Quarto do Pai (Segundo Quarto Superior Esquerdo - Corredor Horizontal) e veja a janela.

Depois você terá de entrar na Sala de Jantar (Quarto Esquerdo - Corredor Vertical), passar para o outro lado da mesa e sair do quarto.

Vá para o Quarto da Shimoko (Quarto Inferior Esquerdo - Corredor Horizontal). Saia e vá para a Banheira (Segundo Quarto Superior Direito - Corredor Horizontal) e em seguida interaja com o cesto de roupas sujas do lado da porta.

Vá a esquerda do Corredor Horizontal e a porta de correr ficará com sangue;

Se ignorar: Continua
Se entrar: Game Over

Agora realmente entre no Quarto do Pai (Segundo Quarto Superior Esquerdo - Corredor Horizontal) e abra a cômoda.

Dica 1: O diário da Ebiko têm a resposta.

Dica 2: É a data de aniversário do pai.

Resposta: 1803

Agora entre no quarto que está com sangue na porta (Primeiro Quarto Superior Esquerdo - Corredor Horizontal) e contorne o quarto seguindo a direita. Vire em direção a coisa vermelha e use a espingarda.

Entre no buraco e siga reto ao norte até achar uma porta.




CASA DA EBIKO #2

*Save point: Cozinha/Sala de Estar (Térreo - Quarto em frente à Escada).

Após as falas entre no Quarto da Ebiko (Quarto da Esquerda - Primeiro Andar) e veja a foto que está em cima da cama.

Entre na Sala dos Tatames (Térreo - Corredor Vertical - Direita) e dê uma volta na mesa para uma porta abrir.

Suba ao Primeiro Andar e entre na Sala Superior Direita e veja o item brilhando.

Entre na Cozinha (Térreo - Quarto em Frente da Escada) e use o Coçador em frente da estante de livros (Canto Superior Esquerdo) que tem um item brilhando em cima.

Use a chave no Quarto (Canto Inferior Direito) e pegue o Martelo, item que está brilhando no canto direito.

Volte na Sala Superior Direita e use o Martelo na Caixa de Madeira que está no canto superior direito, ao lado do vaso.

Ande pelos corredores , na parte da curva até a porta da Banheira se abrir, quando isso acontecer entre dentro, se preferir salve antes, vá em direção da mulher.

Onde se esconder: Na Sala dos Tatames (Térreo - Corredor Vertical - Direita) no armário aberto, só lembrando que a perseguidora não pode ter entrado no quarto.
Agora volte a Banheira e pegue o item dentro dela. E entre na porta ao lado esquerdo da escada. Desça as escadas e interaja com a porta para acontecer um diálogo.

Depois de ter falado com a mãe da Ebiko, vá para a Quarto dos Tatames (Corredor - Térreo - Extrema Direita) e vá em direção a porta aberta, quando fechar saia do quarto.

Suba para o primeiro andar e siga para a direita. Note que na parede ao norte escorrerá um sangue, use o martelo nessa parte para quebrar a parede. Interaja com a coisa no meio do caminho.

Vá para o quarto que tinha a caixa de madeira e note que terá uma mulher no Quarto da Ebiko. Espere um pouco até ela sair. Quando sair, entre no Quarto da Ebiko e vá na mesa dela, onde tinha aquela mulher olhando, e pegue o Olho.

Vá no Quarto Secreto (Quarto da Parede Quebrada no Primeiro Andar - Extrema Direita) e use o item olho na criatura.

Recomendo salvar antes de continuar.

Desça até o porão, onde a mãe da Ebiko, a Kyoko está presa (Corredor - Térreo - Primeira porta à esquerda da escada).

Onde Fugir: Até o Quarto Secreto (Primeiro Andar - Quarto da Parede depois seguido pelo Quarto da extrema direita) e continue até o armário.

Depois de sair do armário vá no Quarto dos Tatames (Corredor - Térreo - Extrema Direita) e converse com a ruiva. Vá até o Quarto da Ebiko (Primeiro Andar - Porta Esquerda/Cima) e ande um pouco para o norte.

Recomendo salvar antes de continuar.

Desça até o porão, onde a mãe da Ebiko, a Kyoko está presa (Corredor - Térreo - Primeira porta à esquerda da escada), use a chave.

Como vencer a batalha: Comece fugindo dela quando ela se cansar vai começar a parar um pouco, nessa hora use o martelo.

Como vencer a batalha fácil: Logo quando acabar o diálogo já vá ao menu e use o martelo.

Depois da batalha, saia do quarto e só seguir reto, ao Norte, como da outra vez, nenhum segredo.


CASA #3


Suba até o primeiro andar e entre na porta do centro, leia o caderno logo a cima de onde entrou depois leia o papel na frente da estante, no chão. Já na porta mais a esquerda terá onde salvar e um item em cima da mesa.

Na Biblioteca (Térreo - Extrema Direita) você deve quebrar o terceiro vaso da esquerda com o martelo. Suba ao primeiro andar e abre o gaveteiro com a chave.

Vá até o quarto escuro, do lado da escada e use o isqueiro. Siga o único caminho possível e pegue o Óleo no cesto.

Vá ao Primeiro Andar e quarto da esquerda, abra o armário e só saia do quarto.

Recomendo salvar agora.

Vá até a Biblioteca (Térreo - Extrema Direita) tente falar com o boneco vermelho e tente sair.

Vencer a batalha: Você deve usar o Óleo 5 vezes no boneco vermelho e depois o Isqueiro.

Dicas: Nunca deixe os bonecos amarelos te cercarem. Tente sempre atraí-los para alguma ponta de baixo. Não tente usar o Óleo quando eles estiverem muito perto de você.

Depois de vencer a batalha saia da Biblioteca e entre na porta do meio, continue até chegar no quarto que tenha cadáveres. - Após a cena vá até a figura preta para ir de novo a uma tela preta. Como sempre, vá para cima reto.


FLORESTA #4
Após a cena, siga para a direita. Encontrará mais um lugar para salvar. Salve antes. Continue para a direita. Se escolher...

Continuar: Game Over
Deixar quieto: Você conseguirá avançar.

Para avançar você só precisa escolher isso, mas se quiser ir em direção a esquerda pode. No buraco entre as árvores você consegue passar se usar o máximo a sua direita. (Desculpe se isso ficou confuso.)

Na próxima tela avance até encontrar a cabana, entre e terá mais um lugar para salvar. Se quiser leia a anotação. Saia da cabana e continue em frente.

Dica: Se você leu a anotação já sabe o que fazer.
Resposta: Bem, só acenda o isqueiro quando os monstros aparecerem.

Passe pelo próximo mapa rumo ao norte, por enquanto ignore a cabana. Na bifurcação...
Se escolher esquerda: Avança
Se escolher direita: Morre se continuar ao limite.

Entre na cabana seguindo o trajeto e pegue a chave. Volte para a cabana que eu tinha pedido para ignorar e arraste a caixa para fora da cabana e depois para o sul, seguindo a trilha e passando pelo mapa aberto, continue seguindo ao sul, até a uma outra cabana. Note que tem uma corda na ponta inferior esquerda do teclado, use essa caixa para pegá-la.

Volte até o mapa que tinha uma bifurcação e use a corda onde tem uma descida perto do tronco de árvore cortado. Feito isso siga até o sul e pegue o item brilhante.

Depois da cena só ir ver o corpo.

REFÚGIO #5

Quando puder andar novamente suba até o segundo andar e vá para a direita. Depois do curto diálogo entre no quarto mais perto da escada. Fale com a Akemi, depois desça as escadas e fale com o Yuuta. entre no banheiro da esquerda e interaja com o vaso.

Volte para o quarto aonde a Akemi e a Ebiko estavam.

Depois de toda a cena desça as escadas e siga ao oeste, sem parar, terá um monólogo, continue mesmo assim até começar uma nova cena.

Volte para o quarto onde a Ebiko estava deitada (primeiro andar, primeira porta) e fale com ela.

Depois da longa cena saia do quarto para o final do jogo.


FINAL SECRETO/FELIZ/ ##

Eu não tenho muita certeza de como conseguir se é por tempo ou se é pela segunda vez que está jogando, tenho quase certeza que é pela segunda vez que está jogando. O que muda é quando você vai passar da Casa 3 para a floresta. que você será teletransportado para um lugar diferente.

Pegue as facas na caixa logo a direita. Depois siga ruma ao norte até achar o fantasma que salva.

Recomendo de verdade salvar.

Funciona assim: Você tem que correr para o sul. As facas nos itens servem para atrasar essa criatura. Só não deixar chegar perto de você. Use as facas com sabedoria.

A partir daqui a história segue o mesmo rumo, só que o final é diferente.



____________________________________________________

Resolvendo futuros problemas:

Para acessar o menu pressione a tecla "esc" ou a tecla "x", isso pode mudar dependendo da configuração que escolher.

O jogo precisa ser extraído, se tiver usando o arquivo Winrar. Se não fizer isso, talvez não funcione salvar.

Se por acaso não aparecer algum texto, nesse ou de outro jogo, talvez você precisa baixar a fonte certa. Também se vocês baixarem pelo idioma errado pode dar esse problema.

Acho que por enquanto é só. Se houver mais problemas comentem. ^^ Lembrando também que eu coloquei um walkthrough, ou seja, creio que não vão precisar de uma babá.

____________________________________________________




(Em japonês precisa de senha para baixar, coloque do lado do botão de download "kona5")

Nenhum comentário:

Postar um comentário