domingo, 17 de maio de 2015

Witch house tem um final tão ruim assim?

Em WH, você é uma garota de trancinhas douradas chamada viola que se vê presa dentro de uma casa. Um bilhete deixado na parede ordena que você vá para o quarto da bruxa, logo seu objetivo é sobreviver dentro da casa indo em direção até o quarto.



Contém spoiler. 

Apesar de Witch House ter sido o primeiro jogo de RPG Maker que eu joguei, não foi o primeiro que finalizei, porque eu o achei chato desde o inicio. Não tinha lógica um urso capetoso saindo do nada pra me atacar, ou um cozinheiro que sai cortando a mão dos outros, que rude! Pra mim, era totalmente sem graça, não só por causa do terror, era simplesmente chato.

Tenho que admitir que com o passar dos puzzles eu fui gostando cada vez mais. Eles vão ficando melhores passando os três primeiros. Minha parte favorita é quando tem que fazer som em todos os quarto, sinceramente aquilo foi divertido e foi criativo também, eu nunca vi um puzzle parecido em algum outro jogo. A trilha sonora não é algo que me impressiona. É bem comum. Existem outros jogos com trilhas bem mais interessantes e que combinam totalmente com o jogo.

Minha relação aos personagens era normal até eu ver o final. Eu nunca gostei muito da Viola, mas do Gato sim! Como tem poucos personagens, eu acho que não dá pra você criar uma relação de amor forte com esse jogo, porque são os personagens que fazem uma serie boa ou ruim, pelo menos na minha opinião é. E em especial, esse jogo quase não tem diálogos. A única coisa que tem é o diário da bruxa que fez eu pensar que a Bruxa era realmente uma idiota fracassada.

Parecia tudo estar perdido...
Pronto... não gostei desse jogo.
Até que...

O final veio! E foi a melhor coisa do jogo. Quando eu finalmente notei que eu era a vilã esse tempo todo! No fundo eu até posso ter ficado triste pela Viola, mas pense bem... se eu desde o inicio era a Ellen, então eu sai ganhando. Pelo menos, a garota que eu estava controlando desde o inicio se deu bem. Claro, que de inicio, o final me fez pensar um pouco, mas logo cheguei a essa conclusão.

Ellen se tornou uma das minhas vilãs favoritas. E witch house só tomou um lugar na minha consciência por causa dela. Mesmo que Ellen tenha sofrido bastante, e saiba como é isso. Ela ainda assim fez isso com outras pessoas, isso é épico, tudo o que eu posso fazer disso é rir. A Viola, coitada, ainda é assassinada pelo próprio pai.

Entenderam agora? Ellen enganou a Viola, e depois o Pai dela. E tudo isso pra que? Primeiro, pra ter um corpo saudável. Segundo, pra ser amada. E esse é o ponto que eu sei que pouca gente notou.  Pra mim faz sentido. Ellen só foi tão má porque ela não foi amada pelos pais, e era esse amor que ela queria. Ela teve uma vida triste e estava prestes a morrer, tudo o que era fez foi se salvar. Eu não acho que ela seja tão má assim. 

Acho que os motivos dela foram mais que aceitáveis. Viola que foi boba de confiar nela. A moral dessa estória é sobre o que uma pessoa faz pra alcançar os seus objetivos e o que acontece se você for bobo. Sair pela floresta pra falar com uma pessoa toda acabada? Tudo bem que falando assim parece que eu sou má, mas eu simplesmente entendo o papel das personagens ali. Viola só serviu pra ser boba, enquanto a Ellen sambava na cara dela. 

Concluindo: O desenvolvimento de Witch House é ótimo. Quando comecei a jogar, tudo o que pensava é que seria uma merda. Mas, ele teve um final surpreendente. Que me apresentou uma das minhas personagens favoritas. Mas, eu sei que por esse mesmo final muito gente odiou. Só basta saber de que lado você está, jogando.
~ Kanako. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário